tontura

Acupressão para combater náusea e vertigem: o ponto #6 – Nei guan

Publicado em 22/12/2016 • Dicas Zen

Por milênios, os chineses confiaram em métodos naturais de saúde, como a acupuntura, para tratar uma vasta gama de queixas de saúde. Mas você não precisa de agulhas para estimular suavemente os pontos com acupressão (em vez de acupuntura). Um ponto de acupuntura comum para auto-tratar sintomas de náusea como em condições de vertigem, enjoo, enjoos matinais e tonturas gerais é um ponto localizado no interior do pulso. É em um local muito acessível e é um ponto seguro de usar para tratar naturalmente queixas relacionadas com náuseas. (Se você estiver sob cuidados médicos ou tiver os sintomas acima mencionados, por favor, obtenha autorização do seu médico antes de usar esses pontos.)

Basta usar a ponta dos dedos. Nunca estimule demais o ponto, ou você pode provocar um efeito oposto! Basta ir devagar no início e usar o senso comum. Tente usar uma pressão suave, mas firme, constante no ponto, e prenda cada ponto por 1-2 minutos. Se você começar a sentir um pouco de alívio, você pode tentar manter cada ponto por cerca de 5 minutos. Por favor, pare se tiver algum desconforto ou sentimento estranho, e procure a orientação do seu médico ou acupunturista profissional.

O ponto está localizado no “meridiano de pericárdio” de seu sistema meridiano de acupuntura. Seus “meridianos” são linhas energéticas acessíveis na superfície de seu corpo em que sua energia vital, ou “qi”, flui. Os vários pontos de acupuntura nestes meridianos agem como “interruptores” ou “relés” para ajudar a ajustar e equilibrar o fluxo de qi. Embora o ponto meridiano particular que vamos usar está no meridiano do pericárdio, ele não afetará diretamente seu pericárdio (o saco que envolve seu coração). Então não se preocupe. Um acupunturista ou médico de TCM – Tradicional Chinese Medicine (medicina tradicional chinesa) pode explicar o sistema meridiano para você, se você está curioso para saber mais sobre o tema. Por enquanto, vamos explorar o ponto de acupuntura # 6 do meridiano do pericárdio. Os antigos médicos chineses chamavam este ponto de “nei guan”, que significa “passe interior”.

Como localizar o ponto?

 Veja como localizá-lo. Estenda seu antebraço, palma aberta e virada para cima. Dobre o pulso. Na dobra de seu pulso curvado, vá 2 dedos e meio de largura acima de seu antebraço, e de lá pressione entre os dois tendões fortes na superfície de seu antebraço. Você conta a largura de 2 dedos e meio, colocando os dedos indicador e médio (colocados juntos) em seu pulso, contra o vinco que aparece quando você o dobra. Isso é 2 dedos. Agora, imagine metade da largura do seu dedo indicador. Adicione isso e vá até essa área. Só lá, entre esses dois tendões tipo corda no antebraço, é o ponto. Pressione suavemente, para baixo entre estes dois tendões. Agora você está no ponto de pressão!

Uma ótima dica é discretamente marcar este ponto com uma caneta ou lápis de olho para encontrá-lo facilmente a cada vez. Novamente, pressione e mantenha uma suave pressão neste ponto por um minuto de cada vez. Não faça mais do que uma vez a cada poucas horas no início. Você precisa testar sua constituição e ajustar em conformidade.

728px-stop-nausea-with-acupressure-step-2-version-3 pulseira-anti-enjoo-2-011

 



Escreva seu comentário

* Campos obrigatórios