no-poo

Por que parei de usar xampu? E como faço?

Publicado em 28/08/2016 • Beleza

Há mais ou menos seis meses eu comecei a fazer uma técnica mais natural nos cabelos chamada NO POO. Isso mesmo: sem xampu. Uma americana percebeu que os produtos químicos das fórmulas – especialmente os sulfatos – retiravam toda a hidratação do cabelo cacheado. E para compensar, a gente usa mil hidratações e produtos e etc, um ciclo sem fim, blá blá, blá. Comecei a pesquisar e experimentar e, sim, cortei várias outras coisas dos produtos que coloco na cabeleira. O resultado? Menos ressecamento, mais definição, menos queda de cabelo, menos caspa, e cabelos limpinhos e tratados mais naturalmente, com produtos do quintal e da cozinha.

Mas, para entender o básico, tem que ler e pesquisar. O sulfato e outros muy amigos – inclusive que agridem a natureza – como os parabenos -, têm a capacidade de retirar a água dos cabelos (para dizer o mínimo). Eles são feitos para limpar, mas limpam tanto que prejudicam a saúde deles. Limpam mais do que deviam. Limpam tudo: água, nutrientes, oleosidade.

Olha um antes e depois:

1167270_10201442251918970_1940716550_o

camila-16

 

 

 

 

 

 

 

 

Como comecei?

O primeiro passo que fiz foi usar um xampu com sulfato. Depois dele, somente produtos no poo, que incluem os naturais ou os de marca com o selo no poo. Comprei um kit da bioextratus e iniciei. Magicamente, o brilho mudou. Depois, me aventurei em outros produtos como da SalonLine e da Vivá, mais baratos e também eficazes. Só não curti o amarelo multifuncional que vende por aí, no começo foi ótimo, mas depois ressecou que só. Aí cortei os de parabeno também.

babosaNo youtube tem uma série de dicas para quem quer fazer seus próprios produtos. As gelatinas finalizadoras que fiz foram de baba de gergelim, super fácil de fazer, e de gelatina incolor. Gostei mais da de linhaça, além de ser mais fácil, fica mais leve. Achei a gelatina meio dura para o meu cabelo tipo 3A/B. Já os hidratantes foram a base de babosa (aloe vera, esse aí da foto) ou de maisena, também fáceis. Todos os vídeos e dicas fiz da Mari Morena. Atention para babosa: usar somente o gel de dentro da folha, e testar se vc é alergicozinha.

Para lavar profundamente o cabelo, uso babosa, bicarbonato de sódio, óleo essencial de hortelã, de 15 em 15 dias, sem necessariamente ser totalmente correta nessas datas. Não curti o vinagre, mas tem quem goste. A babosa é fantástica. Ela também serve para hidratar e fazer cremes de pentear. Só devo dizer para acrescentar óleo de maleleuca se for fazer uma porção grande, para não estragar. Óleo de coco também é ótimo (dá pra fazer em casa!!!) e serve para um milhão de coisas, até o xampu caseiro. Usei bastante como creme de pentear, ajuda a definir.

Minha rotina é simples, sem muitas regras. Se der pra sair com ele, saio, se não, arrumo do jeito que der. Se tiver impossível, lavo com condicionador de limpeza – menos de três vezes na semana, e coloco o creme de pentear (normalmente da SalonLine, um branquinho para cachos, com queratina líquida). Penteio com os dedos, com a cabeça para baixo, ativo os cachos e priu.

Dois produtinhos base para quem quer deixar o cabelo novo-novo-novo são: queratina líquida e bepantol líquido. Ah! Água gelada também faz diferença pra muito melhor.

Day after: meu cabelo é 3A/B, então dormir não segura os cachos. O que eu faço é molhar as pontas com os produtos ou usar acessórios para dar o charmão, até um simples berilo resolve.

Corte: tenho cortado em casa, por falta de paciência com cabeleireiro que está acostumado com cabelo lambido. Corte reto não funciona para cachos, definitivamente. Então, estou aparando em casa, com tesoura de cabelo, na medida em que ele cresce e se fortalece mais (a raiz tá maravilhosamente divina), para depois dar um corte bacana, com um profissional que seja bom, difícil de encontrar nessa cidade.

Enfim, é isso. Mas essa é minha experiência. Cada cabelo é um cabelo. Tem gente que vai se adaptar a alguns produtos, outros não. Tem gente que passa horas lavando, etc. A verdade é que tem que pesquisar e experimentar pra ver o que se encaixa melhor na sua própria vida.

 

 

 

 



2 Comentários

  1. Regina Silva
    29 de agosto de 2016

    Revirei a net a procura da receita do gel de gergelim e não encontrei. Você pode dar a indicação do site ou a receita? Ótima matéria. Já venho colhendo informações a respeito das técnicas de no e low poo e seu texto veio me trazer as impressões de alguém que aderiu e gostou. Grata.

    Reply
    • Camila Ribas
      14 de setembro de 2016

      Mulher, eu troquei! Era de linhaça! Rs. É assim: Misture uma colher de sopa de semente de linhaça com um copo de água filtrada, coloque em fogo e deixe por uns cinco minutos. Quando ferver, coe imediatamente e separe apenas com a parte líquida, que será usada como gel. Ai vc deixa na geladeira por uns 6 dias. Faz de pouquinho porque estraga fácil. Desculpa! Vou consertar lá em cima. Beijos.

      Reply

Escreva seu comentário

* Campos obrigatórios