qigong-recife

O Chi Kung (qi Gong) e seus benefícios

Publicado em 15/08/2016 • Arte Marcial

O Qi Gong é uma arte que une diversos tipos de ensinamentos desenvolvidos durante milhares de anos na China. Nele unem-se práticas de respiração, meditação e movimentos que são capazes de fortalecer a saúde da nossa mente e do nosso corpo.

A respiração é uma forma de nos beneficiarmos de toda esta energia existente no universo. Energia esta, da qual somos, não só produtores, mas também transmissores. Ao manipularmos esta energia, somos capazes de mudar o universo a nossa volta, a arte a cultura, a religião e até mesmo nossa reprodução. O qi Gong pode ser caracterizado pela intenção da união entre a mente e o corpo, nossos sentidos e a matéria. O objetivo desta união é o autoconhecimento e a percepção de nós mesmos como parte importante deste universo.

As pesquisas realizadas na área das terapias orientais revelam que o Qi Gong pode ser amplamente benéfico à saúde de seus praticantes. As técnicas utilizadas podem alterar as funções fisiológicas corporais prevenindo doenças e proporcionando uma agradável sensação de bem estar.

Os movimentos praticados são capazes de tonificar os músculos, fortalecer os ossos, e beneficiar os órgãos do corpo. Eles corrigem a postura do praticante e auxiliam na flexibilidade, agilidade, capacidade de movimentação e coordenação de movimentos.

qigong-recife-2Todas as pessoas podem ser praticantes do Qi Gong, mas os idosos em especial, podem ser aqueles que se sentirão os mais beneficiados. Eles serão capazes de praticar suas atividades habituais, com muito mais energia, equilíbrio e disposição. Através do Qi Gong, é possível também, que se estabilize a pressão arterial, a função respiratória, e o melhoramento das funções do aparelho digestivo. Desta forma, o corpo absorve mais nutrientes e consequentemente se torna mais saudável e resistente.

Através da prática, podemos obter relaxamento corporal, diminuição da frequência cardíaca e alívio do estresse. Este estado de paz e tranquilidade pode favorecer com que eliminemos as chances de tensão e ansiedade, sintomas causadores de excessos, abusos, e dores musculares, ou, enxaqueca constante.

Todos estes benefícios juntos favorecem uma vida mais feliz e saudável ao praticante do Qi Gong. Ele poderá se livrar das dores corpo ou incômodos, poderá realizar as suas tarefas com mais tranquilidade e consciência sobre suas atitudes e, terá a oportunidade de poder lidar com eventuais problemas que possam surgir, com mais clareza e objetividade.



Escreva seu comentário

* Campos obrigatórios