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Tai Chi Chuan no ambiente de trabalho

Publicado em 22/02/2016 • Arte Marcial

Você sabia que o Tai Chi Chuan também pode ser colocado em prática no seu ambiente de trabalho? Para ter uma ideia rápida e compreender o porquê, saiba que alguns dos principais objetivos do treinamento de Tai Chi Chuan são:

1. Fortalecimento corporal

2. Equilíbrio emocional

3. Capacidade de suportar momentos de estresse

4. Resistência a embates físicos e psicológicos

5. Capacidade de decisão rápida e efetiva

6. Clareza mental

7. Discernimento

8. Formação ética de alto nível

9. Sentido de grupo e hierarquia

10. Sentido de ideal familiar

Se observarmos cada um destes itens, vamos perceber que há uma equivalência com as necessidades dos funcionários de empresas na atualidade. Sendo assim, a arte marcial Tai Chi Chuan serve a propósitos bem definidos dentro das empresas, colaborando para que as pessoas de todos os setores possam conquistar os requisitos citados acima e ocupem suas posições, quaisquer que sejam elas, de maneira agradável, colaborativa e participativa. Essa arte milenar ainda ajuda os funcionários a se conscientizarem sobre seu valor pessoal e, ao mesmo tempo, a servir a empresa.

O Tai Chi Chuan conduz o aprendiz, em primeiro lugar, a tomar consciência de si mesmo, de seu corpo e de seus limites. De forma gradativa, o praticante também aprende a superar suas dificuldades, sem correr riscos corporais ou psicológicos. A ênfase colocada em movimentos suaves, contínuos e circulares permite que o aluno se exercite sem estresse, conheça seu corpo, aprenda a respirar e se mantenha no “centro” o tempo todo.

Os exercícios dinâmicos e circulares do Tai Chi Chuan cobrem toda ou a maior parte possível do grau de mobilidade da articulação, sendo muito benéficos para proporcionar flexibilidade. A flexibilidade reduzida pode causar, também, excessiva sobrecarga nas articulações e músculos. Se os membros estão rígidos e sem flexibilidade, o risco de lesões, rompimentos e inflamações aumenta consideravelmente. Uma boa flexibilidade significa melhores condições de trabalho mecânico de todo o aparelho motor. O treinamento de flexibilidade também aumenta o metabolismo dos músculos, tendões e tecidos adjacentes mais sensíveis, sendo benéfico para o trabalho muscular.

Neste sentido, a prática do Tai Chi Chuan é indispensável para cultivar os músculos e tendões, mantendo a estrutura corporal saudável e equilibrada. Está comprovado que a prática constante do Tai Chi Chuan previne contra artrite, artrose, tendinite, atrofia muscular, LER (lesão por esforço repetitivo), cãibras, problemas cardiovasculares e melhora muito o equilíbrio e a coordenação motora.

Se você tem interesse de levar o Tai Chi para sua corporação, é muito simples e vale muito a pena. Entre em contato com Juliana Fazio neste link e conheça melhor a proposta.

 



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