tai-chi-chuan

Tai Chi Chuan para crianças

Publicado em 31/03/2016 • Arte Marcial

As crianças são a personificação da mudança, e mudança pode ser muito estressante. Suas mentes e corpos crescem a taxas fenomenais, então eles estão constantemente necessitando trabalhar com corpos novos e diferentes, fazendo da coordenação e do equilíbrio um grande problema. Tai Chi, com sua ênfase no equilíbrio, é bem adequado para enfrentar todos estes desafios.

Embora as crianças de hoje parecem mais inteligentes para os caminhos do mundo, seus corpos estão mais insalubres e não condicionados do que nunca. Há muitas exigências sobre a atenção das crianças nos dias de hoje; mas, infelizmente, muito pouco delas envolvem níveis saudáveis ​​de jogos interativo ou conexão com a natureza. As conveniências e “avanços” do mundo moderno parecem ter paralisado as crianças para as “boas e antigas brincadeiras” e para a liberação do estresse através do movimento. Sem essas ligações básicas do corpo e da mente para o mundo em torno deles, como as crianças podem eventualmente crescer conscientes, e se tornarem participantes saudáveis ​​na sociedade?

O que podem os profissionais que trabalham a mente e o corpo fazer para ajudar as crianças a fazerem as conexões certas? Como ponto de partida, algumas pesquisas muito encorajadoras sobre o Tai Chi Chuan estão surgindo, estudando as ligações entre a prática mente-corpo e redução do estresse, por um lado, e sobrepeso, obesidade e outras doenças relacionadas, por outro. Alguma destas investigações são específicas para crianças. Ao ensinar aspectos mente-corpo multidimensionais com conceitos de fitness e bem-estar podemos incutir confiança, ajudar a reverter desafios comportamentais e abrir um mundo novo e criativo para as crianças.

O Tai Chi Chuan ajuda os pequenos – de uma maneira lúdica e saudável – a reconhecer o próprio corpo e entender suas possibilidades de movimentação. A atividade pode ser praticada por baixinhos a partir de cinco anos de idade.

Tai Chi trabalha para integrar a mente e corpo, sistema esquelético e muscular, e hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Em termos físicos, esta centralização é construída em torno de uma consciência do movimento com boa postura e um baixo centro de gravidade, ou o eixo vertical e o dan tien. Atletas talentosos são pessoas que são naturais neste tipo de autoconsciência e movimento. Como a maioria de nossos filhos não são atletas naturais, o Tai Chi pode ser uma forma eficaz de ajudar seu filho a se preparar para o esporte e/ou simplesmente estarem confortáveis em seus corpos que mudam rapidamente.

O Tai Chi Chuan possui nomes poéticos para os movimentos feitos e as posturas preparatórias, como “abraçando a árvore”, “acariciando a cauda do pássaro”, “galo dourado numa perna só”, “afastando o macaco para trás”, “procurando a agulha no fundo do mar”, “serpente branca mostra a língua”, entre outros. Isso pode virar uma grande brincadeira para as crianças, além de fazer com que elas memorizem com mais facilidade as imagens relacionadas aos nomes, na hora de praticar os movimentos.

O Tai Chi Chuan oferece ao praticante mirim elementos para o entendimento e a vivência da ética e de virtudes como generosidade, paciência, calma interior e perseverança – ensinamentos que a filosofia que dá origem ao Tai Chi Chuan professa. Como arte e esporte, essa atividade incentiva a auto-superação e o aperfeiçoamento constante.

 

PS: Em Casa Forte há um profissional voltado para a técnica, que atua na Escola Eden. As aulas são em grupo e particulares para crianças, adultos e idosos. Também atende empresas. Contato >> edenrecife@hotmail.com 81.99482.0070 (Claro e Whatsapp)



Escreva seu comentário

* Campos obrigatórios