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Tai Chi Chuan para idosos

Publicado em 11/04/2016 • Arte Marcial

Quer esquivar-se da depressão e talvez até da demência? Evitar quedas e tornar-se mais forte na mente e no corpo?Tai chi pode ser a resposta. Os benefícios desta forma chinesa antiga de exercício têm sido repetidamente demonstrada por um crescente grupo de evidências clínicas. Entre os benefícios comprovados encontram-se:

  1. prevenção de quedas
  2. equilíbrio impulsionar
  3. redução do estresse e dor
  4. aprimoramento do sistema imunológico
  5. depressão aliviando
  6. O aumento da densidade óssea
  7. Diminuir os sintomas da doença de Parkinson

Mesmo se você pensa que está fora de forma, esta é uma forma de exercício que você pode fazer. Na verdade, o Instituto de Pesquisa Oregon, em Eugene, recentemente conduziu um estudo que descobriu adultos com mais de 65 anos que tinham níveis mais baixos de aptidão melhorou o mais fazendo tai chi duas vezes por semana.

A prática tem os seguintes princípios: focar a mente em movimentos lentos, reduzir o stress e produzir calma mental, enquanto a respiração profunda e de pé produz consciência e foco como parte da meditação, e restaura a energia e equilíbrio físico.

Conheça alguns pontos de interesse para o público idoso:

  1. Tai chi / qigong integra elementos básicos, de baixo impacto, muitas vezes realizados a música clássica chinesa e calmante. A prática leva a centralização física e mental. Tai chi também pode incluir exercícios de resposta de duas pessoas, chamado tuishou, onde cada parceiro empurra as mãos um do outro.
  1. O Tai chi não só pode reduzir o stress e a depressão, mas também aliviar a dor, aumentar a força e melhorar a função cognitiva, talvez até atrasar a demência. Estudos mostram que entre as pessoas com demência precoce ou comprometimento cognitivo leve, exercícios como tai chi pode ter efeitos positivos sobre o desempenho cognitivo e de memória.
  1. Tai chi pode melhorar a função imunológica. Um pequeno estudo realizado pelo Dr. Yang mostrou que os idosos tiveram uma reação melhor imune à vacina contra a gripe depois de aprender tai chi e praticá-la durante cinco meses.
  1. O maior benefício do Tai Chi – e aquele apoiado pela maioria das evidências até agora – é na sua capacidade de melhorar o equilíbrio e evitar quedas.  O Tai chi fortalece os músculos fracos nas pernas e melhora a capacidade dos tornozelos em superfícies irregulares – e movimentos repetidos melhoraram o tempo de reação. Tudo isto ajuda a evitar quedas Além disso, também aumenta significativamente a força do centro gravitacional do corpo, que é importante para melhorar o equilíbrio, e aumenta nossa capacidade de utilizar as informações a partir do ouvido interno que também é um aspecto fundamental de manter o equilíbrio.

 

Tai Chi como tratamento?

Parkinson

Um estudo piloto em hospitais Harvard-filiados foi realizado entre os pacientes em estágio inicial de Parkinson para ver se tai chi pode ajudar a retardar a perda de mobilidade e função cognitiva. A 24 semanas, ensaio clínico randomizado relatado em 2012 pelo New England Journal of Medicine sugeriu que duas sessões semanais de tai chi pode melhorar o equilíbrio e função, bem como prevenir quedas entre os pacientes de Parkinson. A acumulação desta e de outras provas levou Fundação de Parkinson Nacional para endossar tai chi.

Saúde do coração

Uma série de estudos indicam tai chi pode beneficiar o coração. Um estudo de 2011 na revista Archives of Internal Medicine sugere que tai chi pode melhorar a qualidade de vida e humor em pessoas com insuficiência cardíaca crónica.

O Tai chi foi apelidado de “exercício da longevidade”. E nunca é tarde demais para obter alguma longevidade e para começara praticar tai chi.  Começe a qualquer momento. Ninguém deve deixar a idade ser um obstáculo para início tai chi. Mais da metade dos praticantes começam tai chi após os 50 anos. Enquanto você pode não ter o mesmo tempo de vida como o herói chinês, Peng Su, é possível envelhecer graciosamente e melhorar a sua saúde através de tai chi. Segundo os cientistas, praticar a antiga arte marcial do Tai Chi é tão benéfico para a saúde das pessoas idosas que deveria ser “o modo preferido de exercício” deste público.



2 Comentários

  1. vera marinho
    10 de agosto de 2016

    Se mas não divulgar aonde se faz o

    Reply

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