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Tai Chi para grávidas

Publicado em 12/03/2016 • Arte Marcial

A maioria dos médicos e especialistas em fitness concordam que o exercício moderado durante a gravidez é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê. Enquanto caminhada, natação e movimento aeróbicos leves são muitas vezes recomendado para mulheres grávidas, há um programa de exercícios antigo da China chamado Tai Chi que está ganhando popularidade no Ocidente e que agora é recomendado como mais uma opção para a gravidez, porque é um movimento lento e suave, um exercício físico sem impacto.

O que é Tai Chi?

Tai Chi é um esporte ou pode ser adotado como uma um estilo de vida que promove a saúde através de moderação. Com o ritmo agitado de nosso mundo moderno, muitos aqui no Ocidente têm encontrado o seu caminho para aulas de Tai Chi para aprender a relaxar, respirar e refletir sobre a maravilha da vida. Muitas pessoas que procuram a capacidade de moderar o seu estilo de vida, sentem-se interiormente pacíficas e saudáveis com o Tai Chi. Pode não haver um melhor momento para fazer isso do que durante a gravidez.

 

Benefícios do Tai Chi na gravidez

A gravidez é um momento desafiador fisiologicamente, porque há tantas mudanças acontecendo ao corpo em um curto período de tempo. Não é incomum para as mulheres experimentarem efeitos colaterais desagradáveis ​​durante o ciclo de nove meses. Estes podem incluir náuseas, vómitos, azia, alterações do apetite, ganho de peso excessivo, perda de equilíbrio e quedas, dor nas costas, inchaço nas mãos e pés, insônia e fadiga – só para citar alguns. Uma razão pela qual Tai Chi é um exercício ideal na gravidez é porque ele ajuda a aliviar muitos desses efeitos colaterais.

O movimento no Tai Chi é muito lento e feito em pé. Ao contrário de yoga, não há para cima e para baixo do chão que poderia ser um problema para as mulheres grávidas em trimestres posteriores. Cada exercício engloba um tipo de movimento circular que dá uma gama completa de movimento a cada articulação do corpo, começando com o pescoço e terminando com os tornozelos.  O movimento circular ajuda a fortalecer e tonificar todos os músculos, mantendo as articulações bem lubrificadas e movendo-se livremente. Isso impede o inchaço nas mãos e pés. Mulheres que praticam Tai Chi durante a gravidez têm relatado alívios das dores nas costas e cólicas.

A lentidão dos exercícios ajuda a aumentar a consciência da postura corporal e distribuição de peso o que melhora a coordenação. Qualquer exercício que pode ajudar a reduzir a queda é de grande benefício na gravidez. A força melhorada e coordenação desenvolvidos pelo Tai Chi mantém as mulheres grávidas bem equilibradas, em seus pés e sem dor ao longo de cada trimestre.

O aspecto não impactante do Tai Chi é outro aspecto único e extremamente benéfico para as futuras mamães. Nenhum médico recomenda exercícios de alto impacto por causa da preocupação com o bebê. Aumento de peso durante a gravidez coloca uma maior pressão sobre as articulações, especialmente se os movimentos são feitos muito rapidamente ou de maneira chocante ou repetitiva. Algumas mulheres grávidas que se acostumaram com a corrida ou aeróbica de alto impacto pensam inicialmente que os movimentos lentos de Tai Chi seriam demasiado fáceis ou chatos. Depois de fazer os exercícios, muitos foram surpreendidos por encontrar movimentos fisicamente exigentes e gostaram de trabalhar sem o risco de lesões.

Outro benefício do Tai Chi para a gravidez é a prática da respiração profunda. Durante todos os exercícios, a respiração é profunda e lenta. Tai Chi é provavelmente o único programa de exercícios em que os músculos do estômago estão relaxados. Isso significa que os ombros e peito estão relaxados, e respirações profundas são tomadas por todo o caminho até a parte inferior do abdómen.

Na filosofia médica chinesa, acredita-se que o centro do corpo de gravidade e armazém de energia está localizado a cerca de 2-3 polegadas abaixo do umbigo. O Tai Chi, que é uma parte da prática da medicina tradicional chinesa, incorpora essa crença através da criação de exercícios que melhoram a circulação de oxigênio e nutrientes do abdômen inferior. Na gravidez, este fluxo aumentado de oxigênio e nutrientes beneficia diretamente o bebê. Além disso, o relaxamento experimentado por praticar técnicas de respiração correta vai acalmar os sistemas digestivo e nervoso, contrariando qualquer náuseas, apetite ou insônia, problemas associados à gravidez. Isso também irá ajudar as futuras mães a se preparar para a respiração profunda e relaxamento necessário para facilitar o trabalho de parto.

Durante a gravidez, os níveis hormonais podem afetar muito as mulheres emocionalmente. Lidar com mudanças na forma do corpo / tamanho, estilo de vida, de trabalho e dinâmica familiar também pode ser estressante. Este é o lugar onde a porção meditação do Tai Chi pode ser realmente útil. O relaxamento experimentado por respiração profunda e o focar da mente sobre os movimentos repetitivos e lentos proporciona grande alívio para o turbilhão de mudanças externas mulheres grávidas passam. O sistema nervoso relaxa para ajudar a normalizar os níveis hormonais. Isso ajuda o corpo a se adaptar às muitas mudanças que está experimentando. A poucos minutos de quietude mental pode realmente ajudar sentimentos.

 

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Foto: Freepik.


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