ansiedade-shiatsu

O shiatsu e os benefícios para os ansiosos

Publicado em 14/03/2016 • Shiatsu

O shiatsu, assim como todas as terapias alternativas e naturais, tem um importante papel na prevenção de desequilíbrios no corpo. Segundo a medicina oriental, as enfermidades surgem por transtornos causados pelos bloqueios no fluxo da energia natural do corpo. Sendo assim, cuidar dos fluxos é fundamental para prevenir e eliminar desequilíbrios.

A ansiedade, sentimento tão comum na dinâmica existencial da sociedade moderna, impulsionado pela competitividade, consumismo, pela expectativa de desempenho ótimo, geram frequentemente angústia, frustração, medo, pessimismo, que sobrecarregam o organismo desequilibrando a energia vital, alterando o biorritmo, e impactando negativamente no funcionamento de órgãos. É como se estivéssemos expostos a uma ameaça, dessa maneira, nosso organismo reage liberando na corrente sanguínea poderosos hormônios estimulantes. Esse hormônios fazem o coração bater mais fortemente e mais rapidamente e também dirigem o fluxo sanguíneo para onde ele é mais necessário, diminuindo o suprimento de sangue para o abdomem e a pele, e aumentando para os músculos.

Estes hormônios também aumentam nossa consciência do meio que nos rodeio, fazendo com que nossa mente busque se manter em constante estado de guarda, elaborando ações e reações diante das inusitadas situações de ameaça. Não demora, e o corpo começa a demonstrar os resultados: dores de cabeça, enxaquecas, dores de estômago, constipação, dores musculares, dores no pescoço e ombros, insônia, instabilidade emocional generalizada, etc.

O shiatsu se mostra eficaz, e pode ajudar, no tratamento desses problemas. Com a pressão dos polegares nos pontos distribuídos nos meridianos (canais de energia), pressão com as palmas das mãos, manobras corporais e alongamentos, busca-se regularizar o fluxo de energia que por vezes, encontra-se estagnado, favorecendo o equilíbrio da energia que circula pelo corpo e em cada órgão, restabelecendo o bem estar do paciente.

Numa sessão de shiatsu, é realizada uma leitura corporal, fornecendo ao paciente informações que lhe dão uma maior compreensão dos efeitos de seus sentimentos percepções, e de como estes se refletem no seu corpo. Elevando a consciência de si e permitindo que o paciente retome o controle de suas emoções, permanecendo num estado de maior equilíbrio.

Cada sessão de shiatsu é única, e a cada toque o paciente é capaz de liberar emoções, traumas, tensões, que podem estar registrados nos tecidos corporais. Finalizada a sessão o paciente sente um relaxamento, sensação de bem estar, serenidade e centramento. A continuidade das sessões é importante para que a cada dia possamos desenvolver hábitos positivos e saudáveis, alcançado domínio sobre nossas atitudes e emoções na promoção de nosso bem estar.

Para realizar uma sessão no Recife, procure Rita Cássia, no nosso guia de terapeutas.



Escreva seu comentário

* Campos obrigatórios